Técnicas de Mindfulness ajudam no tratamento de ansiedade e depressão?
As técnicas de meditação de atenção plena (mindfulness) têm uma história longa na cultura oriental. Nos últimos anos elas têm recebido bastante atenção e interesse também no ocidente. Estas técnicas têm sido estudadas como possíveis aliadas em tratamentos medicos e psicológicos. Esta página tem o objetivo de explicar basicamente o que é mindfulness e também trazer informações sobre estudos recentes que têm buscado esclarecer se as técnicas de mindfulness realmente ajudam no controle da ansiedade e da depressão.
O que é mindfulness?
O estado de atenção plena, ou mindfulness, é um estado natural do ser humano em que ele vive plenamente, de forma consciente e sem julgamento, o momento presente. Os programas baseados em mindfulness buscam treinar os indivíduos a exercer este tipo de meditação e a incorporá-la em seu dia-a-dia.
As intervenções psicológicas baseadas em mindfulness foram desenvolvidas com o objetivo de ajudar a pessoa a conseguir viver o momento de forma mais plena e consciente e com maior aceitação de sí próprio. Desta forma, busca reduzir ansiedades e angústias provenientes de preocupações com o futuro ou com o passado.
O que dizemos estudos?
Recentemente, Shapero, B. G. e colaboradores publicaram um artigo entitulado “Mindfulness-Based Interventions in Psychiatry”. Trata-se de uma revisão bem detalhada de estudos sobre o efeito das intervenções baseadas em mindfulness em quadros psiquiátricos.
A intervenção mais estudada até o momento é a Terapia Cognitiva Baseada em Mindfulness. Ela foi estudada inicialmente na prevenção de recaídas em pacientes com transtorno depressivo recorrente. Posteriormente esta terapia foi também estudada em diversos quadros de ansiedade, depressão, trauma e transtornos alimentares.
Os estudos desenvolvidos até o momento têm demonstrado que a terapia cognitiva baseada em mindfulness pode reduzir o risco de recaída em pacientes com episódios depressivos recorrentes e reduzir os sintomas depressivos durante um episódio depressivo. Além disto, algumas pesquisas demonstraram que ela pode reduzir sintomas de ansiedade e ruminação em diversos quadros psiquiátricos.
As intervenções psicológicas baseadas na meditação de atenção plena (mindfulness) parecem ser possíveis aliadas ao tratamento psiquiátrico. No entanto, apesar de ter demonstrado eficácia na redução de sintomas, pouco se sabe sobre sua efetividade como parte do tratamento. Estudos ainda são necessários para definir quais os pacientes que podem se beneficiar mais destas tecnicas e como elas podem ser efetivas como parte do tratamento no mundo real.
Referência: