Sobre Ansiedade

O que é ansiedade?

O medo e a ansiedade são reações normais do ser humano em situações novas ou situações em que ele percebe algum tipo de risco. O medo é uma resposta emocional a uma ameaça iminente (que pode ser real ou percebida) e a ansiedade é a antecipação de uma ameaça futura. A ansiedade é uma sensação de apreensão que muitas vezes é acompanhada de sintomas físicos como aumento da frequência cardíaca e tensão muscular.

A ansiedade faz parte da vida das pessoas e em determinadas situações pode ser benéfica, pois permite que elas antecipem possíveis problemas e trabalhem no sentido de evitá-los. Um bom exemplo é o de uma pessoa que vai fazer entrevista para um emprego. Neste caso um certo grau de ansiedade é natural e pode estimular a pessoa a se preparar melhor para a entrevista.

No entanto, quando a ansiedade ocorre de forma excessiva e persistente ela pode se tornar uma fonte desnecessária de sofrimento e, em vez de ajudar o indivíduo, pode paralisá-lo e incapacitá-lo. Usando o mesmo exemplo da entrevista de emprego, se a pessoa fica tão ansiosa que sente-se tonta, começa a suar, tremer e não consegue focar no que gostaria de dizer, a ansiedade provavelmente vai ser danosa pois vai atrapalhar a capacidade desta pessoa de se comunicar e demonstrar suas qualidades para o cargo.

Os quadros caracterizados por medo, preocupação ou ansiedade excessiva e persistentes são classificados como transtornos de ansiedade.

Os transtornos de ansiedade

Os transtornos de ansiedade mais comuns no adulto são o transtorno de ansiedade generalizada, o transtorno do pânico, o transtorno de ansiedade social e as fobias.

Transtorno do pânico

O transtorno do pânico é caracterizado por episódios agudos de ansiedade inesperados e recorrentes. Durante os episódios a pessoa frequentemente tem sintomas físicos como aperto no peito, palpitações, tonteira e dificuldade de respirar. Há sentimento intenso de medo e de morte iminente. Os episódios trazem muito sofrimento e interferem com o funcionamento normal da pessoa, pois ela fica persistentemente tensa e preocupada com medo de ter novos ataques. Muitas vezes elas evitam determinadas situações ou locais devido ao medo.

Transtorno de Ansiedade generalizada

No transtorno de ansiedade generalizada o principal sintoma é a preocupação. A pessoa tende a estar sempre preocupada e ansiosa com pequenas coisas da vida cotidiana que ela própria acredita que não deveriam merecer tanta atenção (é desproporcional). Esta preocupação é relacionada a vários âmbitos de sua vida (trabalho, familiar, social) e muitas vezes envolve situações que a pessoa não pode controlar. O estado constante de preocupação pode ser acompanhado de irritabilidade, fadiga, tensão muscular, inquietação e alterações do sono. Este quadro gera sofrimento e atrapalha o funcionamento social, familiar ou laborativo da pessoa.

Transtorno de Ansiedade Social (Fobia Social)

O transtorno de ansiedade social é caracterizado por medo ou ansiedade acentuados acerca de situações sociais em que o indivíduo é exposto à possível avaliação por outras pessoas. Estas situações podem ser sociais (como manter uma conversa, conhecer pessoas novas), situações onde a pessoa pode ser observada (como comer em público) e situações de desempenho diante de outros (como apresentações, falar em público). Estas situações provocam medo ou ansiedade e a pessoa tende a evitá-las ou enfrentá-las com grande sofrimento. O medo, ansiedade e/ou comportamento de evitação diante destas situações é persistente e causa sofrimento ou prejuízo na vida social, familiar ou laborativa da pessoa.

Fobias específicas

As fobias específicas são caracterizadas por medo ou ansiedade acerca de um determinado objeto ou situação. Há inúmeros tipos de fobia específica. Os exemplos mais comuns incluem animais, voar de avião, estar em altura, ver sangue. O objeto ou situação fóbica provoca reação imediata de medo ou ansiedade e em geral a pessoa evita aquela situação ou a enfrenta com grande sofrimento. O medo, ansiedade e/ou comportamento de evitação diante destas situações é persistente e causa sofrimento ou prejuízo na vida social, familiar ou laborativa da pessoa.

Agorafobia

A agorafobia é caracterizada por medo ou ansiedade marcantes acerca de duas (ou mais) das cinco situações seguintes:

  • uso de transporte público
  • permanecer em espaços abertos
  • permanecer em locais fechados (p. ex., lojas, teatros, cinemas)
  • permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão
  • sair de casa sozinho.

A pessoa tem medo ou evita essas situações porque tem pensamentos de que pode ser difícil escapar ou obter ajuda caso necessite, tenha sintomas do tipo pânico ou outros sintomas incapacitantes ou constrangedores (p. ex., medo de incontinência). Muitas vezes a pessoa requer um acompanhante nestas situações. O medo, ansiedade e/ou comportamento de evitação diante destas situações é persistente e causa sofrimento ou prejuízo na vida social, familiar ou laborativa da pessoa.

É importante ressaltar que o medo, na agorafobia, é desproporcional à situação. Ou seja, medo de sair em uma tempestade ou permanecer em uma rua com alta criminalidade são reações naturais e não seriam indicativos de agorafobia.

O tratamento dos transtornos de ansiedade

O tratamento dos transtornos de ansiedade envolve o uso de medicamentos e/ou psicoterapia. A escolha do tratamento depende do diagnóstico específico, do quadro clínico, da gravidade dos sintomas, da resposta clínica a possíveis tratamentos anteriores e da preferência pessoal do paciente.

Para agendar uma consulta entre em conosco por telefone ou Whatsapp. Se preferir preencha os campos a seguir que entraremos em contato com você.

Consultório Gávea

Rua João Borges, 200 - 2º andar (Clínica São Vicente)
Gávea - Rio de Janeiro


Consultório Ipanema

Rua Visconde de Pirajá, 330 - Sala 403
Ipanema – Rio de Janeiro


Retornarei seu contato em breve!