A reação de uma pessoa ao trauma é muito individual, mas lembranças indesejáveis do evento traumático, pesadelos, sentimento de culpa e de baixa autoestima, desejo de evitar as lembranças e uma sensação de tensão física e emocional são muito comuns. Geralmente estes sentimentos vão diminuindo com o tempo e em alguns meses a pessoa se recupera. No entanto, em alguns casos o trauma se mantém vivo na mente da pessoa e os sintomas persistem, de forma que a pessoa se sente incapaz de voltar à sua vida normal.
O TEPT é um quadro clínico que tem início após a exposição de um indivíduo a um episódio concreto ou a uma ameaça de morte, lesão grave ou violência sexual. O episódio traumático pode ter sido vivido pela própria pessoa, ter sido testemunhado por ela ou vivido por algum parente próximo ou amigo. Em algumas situações o TEPT pode ser desencadeado também pela exposição frequente e repetida a detalhes de um evento violento como, por exemplo, um policial que ouve repetidamente detalhes de um assassinato.
O quadro clínico do TEPT é caracterizado por sintomas intrusivos de revivência do trauma e alterações do comportamento no sentido de evitar qualquer lembrança ou sentimento relacionado à situação traumática.
Os sintomas intrusivos do TEPT podem incluir lembranças recorrentes, involuntárias e angustiantes do episódio, sonhos recorrentes associados ao trauma e flashbacks do momento do trauma (nos quais a pessoa revive o momento do evento traumático e pode até chegar a perder a percepção do momento atual, sentindo como se estivesse de volta à situação traumática). Estes sintomas trazem muito sofrimento e são acompanhados de reações fisiológicas intensas.
A pessoa com TEPT evita ou se esforça para evitar as lembranças e os sentimentos relacionados ao trauma. Para tanto, muitas vezes ela evita também situações externas diversas que possam desencadear lembranças do trauma (como por exemplo objetos, locais, pessoas).
Outros sintomas frequentes são irritabilidade, reatividade, sensação de hipervigilância, alterações do sono. A pessoa pode demonstrar uma mudança em sua visão do mundo, que fica mais negativa e pessimista, e desenvolver um quadro de desânimo e apatia.
Os sintomas de TEPT podem iniciar logo após o evento traumático ou podem ser tardios. Em alguns casos os sintomas têm início meses após o trauma. No entanto, os sintomas são persistentes, trazem muito sofrimento e interferem na vida social, familiar e/ou laborativa da pessoa.
O tratamento do TEPT envolve o uso de medicamentos e/ou psicoterapia. A escolha do tratamento depende da gravidade dos sintomas, da resposta clínica a possíveis tratamentos anteriores e da preferência pessoal do paciente.
Para agendar uma consulta entre em conosco por telefone ou Whatsapp. Se preferir preencha os campos a seguir que entraremos em contato com você.
Consultório Gávea
Rua João Borges, 200 - 2º andar (Clínica São Vicente)
Gávea - Rio de Janeiro
Consultório Ipanema
Rua Visconde de Pirajá, 330 - Sala 403
Ipanema – Rio de Janeiro